O nome da marca: uma tarefa difícil
16 Abril 2024 / Naming
Se você já teve um filho ou um animal de estimação, sabe o quanto foi difícil escolher um nome...
Sabe qual é o principal ativo de uma empresa de sucesso? Não são os produtos, nem as fábricas, nem as máquinas, nem as sedes. É a marca. Consumidores mundo afora amam marcas e estão dispostos a pagar cifras enormes por uma bolsa, um relógio, um celular, uma calça jeans ou um carro. É por meio das marcas que os produtos se tornam queridos, amados e desejados pelas pessoas.
E quando a imagem dessa marca está desgastada, ultrapassada, batida? É hora de pensar no redesign! Lembrando que redesign de marca não é a mesma coisa que rebranding.
Mas então, o que é redesign de marca?
Redesign significa refazer, redesenhar, reformular, reprojetar. No caso de um redesenho de marca, estamos falando do logotipo e identidade visual. A identidade visual compreende formas, tipografia, paleta de cores e a forma como tudo isso é aplicado nos pontos de contato da marca: papelaria, sinalização, fachada, uniformes, frota, material gráfico, ícones, site, embalagens, enfim, todo o universo dessa marca.
Resumindo, o redesign é a reformulação de uma marca e sua identidade visual, que pode ser feito de uma forma sutil ou de uma forma bem radical.
Qual a importância do redesign de marca?
O mundo muda, as pessoas mudam, a forma de consumir muda. Por que as marcas também não mudariam?
Hoje em dia pode-se fazer tudo sentado na poltrona de casa com um celular na mão. Desde compras no supermercado, até reservas em hotéis do outro lado do mundo ou investimentos na bolsa de valores. Tudo sem sair de casa.
As necessidades das pessoas se transformam ao longo do tempo e as empresas precisam acompanhar essa dinâmica para seguir sendo relevantes.
A identidade visual é o primeiro contato do público com a marca e, por isso, essa comunicação precisa ser atualizada para atingir de forma efetiva os objetivos do negócio. Só no ano passado, marcas como Nokia, Johnson&Johnson, Banco Itaú, Pepsi, Petz e tantas outras fizeram um redesign de marca.
Quando é o momento de fazer um redesign de marca?
Ter uma imagem ultrapassada ou que não reflete o posicionamento atual da empresa, pode ser prejudicial para os negócios, então fique atento:
Novo posicionamento
Diversos motivos podem exigir um reposicionamento no mercado: concorrência, panorama econômico, novas tecnologias, etc. Nesse caso, o redesign de marca é um grande aliado para que a sua empresa comunique essa nova fase.
Mudança de público-alvo
Muitas vezes, por diversas razões, as empresas desejam focar em um público alvo diferente do atual consumidor: mais jovem, mais velho, com maior poder aquisito, com outros gostos ou preferências. Nestes casos é preciso reformular a marca e a identidade visual para criar conexão com esses públicos.
Identidade visual ultrapassada
Muitas marcas passam por um redesign principalmente porque os recursos utilizados no design se tornam antigos. Ponto Frio, Nubank e Globo são exemplos de marcas que deixaram seus logotipos mais ‘clean’ e minimalistas para acompanhar as tendências do momento.
Expansão de produtos ou serviços
Se sua marca está expandindo sua linha de produtos ou serviços significativamente, pode ser a hora de fazer um redesign de marca para comunicar essa mudança.
O que devo avaliar quando pensar em mudar?
- Minha marca é presente e lembrada?
- Minha marca atinge meu público-alvo?
- A cultura da minha empresa mudou com o passar dos anos?
- Meu logotipo e identidade visual transmitem meu atual posicionamento?
Depois de refletir sobre essas questões e perceber que é hora de mudar, comece o planejamento.
Como fazer um redesign de marca?
- Muitas vezes não é necessário mudar tudo. É preciso que o consumidor não perca as raízes que ele já construiu em relação àquela marca, então basta uma mudança sutil.
- Outras vezes, quando a identidade visual realmente está bem fora do que aquela marca pretende ser e representar, é preciso fazer mudanças mais significativas.
- Trabalhe sua nova marca seguindo algumas tendências, mas sem perder a essência do seu negócio e evite modismos.
O redesign faz parte de um processo de maturidade das empresas, no qual elas precisam saber quando, como, mas principalmente porque mudar.
A Emphasis é uma empresa especialista em design de marcas. Entre em contato, teremos um enorme prazer em ajudar!